SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Children, participative budget and the theory of activity: some reflectionsMarital relationship and child temperament: a review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de  and  PROTASIO, Myriam Moreira. Análise existencial: uma psicologia de inspiração kierkegaardiana. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 72-88. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem como objetivo buscar na análise existencial desenvolvida por Sören Kierkegaard, em algumas de suas obras, os elementos que fundamentam uma psicologia existencial. Acreditamos que a filosofia da existência, tal como desenvolvida pelo filósofo, fornece elementos não só para uma crítica ao modo experimental como a psicologia se constituía em seu tempo, mas também para a elaboração de uma psicologia que considere a existência concreta, ou seja, que resgate o sensível na existência. O projeto de vida desse pensador dinamarquês, conforme ele mesmo confessou, voltou-se muito mais para mobilizar cada homem em particular, no sentido de que este se desse conta de que vivia na ilusão, do que propriamente para elaborar uma filosofia contemplativa ou um sistema. Finalizamos a proposta concluindo que assim como Kierkegaard se preocupava com a perda do homem em relação a si próprio o psicólogo clínico existencial tem como tarefa manter esse alerta com relação àquele que o procura tomado pela angústia e pelo desespero diante do caráter inconstante da existência. E nisso consiste a análise existencial como uma proposta para a clínica psicológica.

Keywords : Psicologia clínica; Sören Kierkegaard; Existência; Comunicação indireta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License