SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Existential analysis: a psychology inspired by KierkegaardLove as a semblant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; VIEIRA, Mauro Luis  and  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Relacionamento conjugal e temperamento de crianças: uma revisão da literatura. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 89-106. ISSN 1809-5267.

O objetivo do presente trabalho foi analisar a produção científica que aborda as associações entre temperamento dos filhos e relacionamento conjugal dos pais. Realizou-se o levantamento das produções a partir de buscas em bases de dados nacionais e internacionais, por meio de descritores preestabelecidos. O período de publicação dos documentos foi delimitado entre os anos de 1980 e 2010. Os estudos adotados para análise compreenderam artigos científicos. Categorias foram criadas para analisar esses estudos. Todos os trabalhos analisados se referiam a pesquisas empíricas, com abordagem quantitativa dos dados. A maior parte dos trabalhos enfatizou os impactos do temperamento dos filhos no relacionamento conjugal dos pais. Discute-se a importância de considerar o contexto familiar nas pesquisas em psicologia, haja vista as inter-relações entre os subsistemas familiares.

Keywords : Temperamento; Relações conjugais; Conflito conjugal; Relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License