SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Relacionamento conjugal e temperamento de crianças: uma revisão da literaturaImagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAIA, Maria Angela Mársico  e  CALDAS, Heloisa. O amor como semblante. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 107-116. ISSN 1809-5267.

Este artigo trata o tema do amor referido a uma perda originária que deixa uma marca no corpo. As vicissitudes do amor visariam então uma solução para essa irremediável perda. Privilegiamos três concepções variadas e não excludentes de Lacan sobre o amor que podem ser verificadas nos seminários sobre a transferência, os conceitos fundamentais da psicanálise, o campo de gozo. Inicialmente seu interesse parece se centrar na busca da ancoragem simbólica e significante do amor. Posteriormente, dirige sua atenção para situar o real no objeto de amor e, em seguida, ocupa-se do amor com o estatuto de signo, em que o próprio objeto passa ao registro de semblante. Como registro, o amor se dirige apenas para um vazio, pois o semblante se apresenta onde não existe a relação sexual.

Palavras-chave : Amor; Marca; Semblante; Real.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License