SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Imagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VILHENA, Junia de  e  ROSA, Carlos Mendes. A clínica psicanalítica nos espaços abertos do CAPS. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 130-147. ISSN 1809-5267.

O presente texto faz uma reflexão sobre os impasses da clínica psicanalítica dentro da instituição pública que se formou a partir da Reforma Psiquiátrica, questionando as articulações entre a psicanálise e os demais saberes e práticas que convivem dentro de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Retoma historicamente o papel do diagnóstico psiquiátrico na saúde mental, seu afastamento do campo filosófico e psicopatológico, além das possibilidades atuais que tais insígnias clínicas possuem de expressar o sofrimento e a singularidade dos pacientes. Questiona também o modo pelo qual a psicanálise e os psicanalistas encaram a inserção dessa prática no contexto das instituições, em razão das diferenças de contexto e da diversidade de atores que participam do processo analítico. E propõe um paralelo entre as práticas voltadas para o resgate da cidadania dos "loucos" e o ideal almejado pela clínica da subjetividade.

Palavras-chave : Psicanálise; Subjetividade; Saúde Mental; CAPS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License