SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1The attention regimens in contemporary subjectivityAnxiety, depression and stress of patients with metabolic syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CALAZANS, Roberto  and  LUSTOZA, Rosane Zétola. Sintoma psíquico e medicina baseada em evidências. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 18-30. ISSN 1809-5267.

A medicina baseada em evidências é uma nova metodologia que pretende organizar o campo da clínica médica. Ela se baseia no pressuposto de que a clínica da psicopatologia também deveria ser guiada por um ideal de objetividade. O artigo intenta avaliar criticamente a proposta da medicina baseada em evidências, criticando a extensão abusiva desse modelo para o campo das psicoterapias e da psicanálise. Para isso serão examinados os pressupostos desse projeto e discutidas suas limitações, especialmente no que diz respeito à definição do que seria um sintoma psíquico. À luz da psicanálise de Freud e Lacan, argumenta-se que a extrapolação do método da medicina baseada em evidências para outras áreas corre o risco de acentuar a miséria do sujeito, desconhecendo justamente sua implicação no sintoma.

Keywords : sintoma psíquico; medicina baseada em evidências; psicanálise; método clínico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )