SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Os regimes da atenção na subjetividade contemporâneaAnsiedade, depressão e estresse em pacientes com síndrome metabólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CALAZANS, Roberto  e  LUSTOZA, Rosane Zétola. Sintoma psíquico e medicina baseada em evidências. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 18-30. ISSN 1809-5267.

A medicina baseada em evidências é uma nova metodologia que pretende organizar o campo da clínica médica. Ela se baseia no pressuposto de que a clínica da psicopatologia também deveria ser guiada por um ideal de objetividade. O artigo intenta avaliar criticamente a proposta da medicina baseada em evidências, criticando a extensão abusiva desse modelo para o campo das psicoterapias e da psicanálise. Para isso serão examinados os pressupostos desse projeto e discutidas suas limitações, especialmente no que diz respeito à definição do que seria um sintoma psíquico. À luz da psicanálise de Freud e Lacan, argumenta-se que a extrapolação do método da medicina baseada em evidências para outras áreas corre o risco de acentuar a miséria do sujeito, desconhecendo justamente sua implicação no sintoma.

Palavras-chave : sintoma psíquico; medicina baseada em evidências; psicanálise; método clínico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )