SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Psychic symptom and evidence based medicineThe bibliometric study about social anxiety disorder of university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LUDWIG, Martha Wallig Brusius et al. Ansiedade, depressão e estresse em pacientes com síndrome metabólica. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 31-46. ISSN 1809-5267.

A Síndrome Metabólica (SM) é um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados a um estilo de vida não saudável. Alguns estudos apontam a presença de complicações psicológicas como depressão, ansiedade e estresse nestes pacientes. A avaliação das mesmas é fundamental para um tratamento individualizado visando à melhora e adesão do paciente às orientações. O estudo tem como objetivo apresentar a descrição sóciodemográfica e de ansiedade, depressão e estresse dos participantes do programa Modificação do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular, desenvolvido na cidade de Porto Alegre, RS. Dos 38 participantes, a maioria enquadrava-se no gênero feminino (78,9%), com ensino superior completo (42,1%). Em relação aos demais aspectos avaliados, 31,6% apresentaram sintomas moderados de depressão, 55,3% estavam na fase de resistência de estresse, 47,4% apresentaram sintomas mínimos de ansiedade e 86,8% apresentaram grande probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao estresse.

Keywords : doenças metabólicas; estresse; ansiedade; depressão; estilo de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )