SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Anxiety, depression and stress of patients with metabolic syndromeDialogue among Rudolf Otto, Carl Gustav Jung and Victor White author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PEREIRA, Sabrina Maura  and  LOURENCO, Lélio Moura. O estudo bibliométrico do transtorno de ansiedade social em universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 47-62. ISSN 1809-5267.

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social (FS) é caracterizado por uma ansiedade excessiva e persiste nas situações de interação social ou de desempenho. O presente trabalho tem como objetivo analisar os artigos indexados nas bases de dados Pubmed e Web of Science, no período entre 2006 e 2010 e avaliar os indicadores bibliométricos da literatura científica com relação ao transtorno de ansiedade social/fobia social em estudantes universitários. A amostra final foi constituída por 13 artigos que atendiam à temática estudada. Esses artigos apresentaram uma metodologia quantitativa e uso dos instrumentos SIAS, SPS, LSAS, SPIN e SPQS, para avaliar a FS. Os resultados indicaram que há TAS nos universitários e que este interfere na percepção que o sujeito tem de si, avaliando seu desempenho de forma negativa e crítica. Sugere-se a realização de outras análises em outras bases de dados, para que a produção científica nacional e internacional seja examinada sistematicamente.

Keywords : transtorno de ansiedade social; fobia social; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )