SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Ansiedade, depressão e estresse em pacientes com síndrome metabólicaInterlocução entre Rudolf Otto, Carl Gustav Jung e Victor White índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PEREIRA, Sabrina Maura  e  LOURENCO, Lélio Moura. O estudo bibliométrico do transtorno de ansiedade social em universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 47-62. ISSN 1809-5267.

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social (FS) é caracterizado por uma ansiedade excessiva e persiste nas situações de interação social ou de desempenho. O presente trabalho tem como objetivo analisar os artigos indexados nas bases de dados Pubmed e Web of Science, no período entre 2006 e 2010 e avaliar os indicadores bibliométricos da literatura científica com relação ao transtorno de ansiedade social/fobia social em estudantes universitários. A amostra final foi constituída por 13 artigos que atendiam à temática estudada. Esses artigos apresentaram uma metodologia quantitativa e uso dos instrumentos SIAS, SPS, LSAS, SPIN e SPQS, para avaliar a FS. Os resultados indicaram que há TAS nos universitários e que este interfere na percepção que o sujeito tem de si, avaliando seu desempenho de forma negativa e crítica. Sugere-se a realização de outras análises em outras bases de dados, para que a produção científica nacional e internacional seja examinada sistematicamente.

Palavras-chave : transtorno de ansiedade social; fobia social; universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )