SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1O estudo bibliométrico do transtorno de ansiedade social em universitáriosA comunicação terapêutica na abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CECCON, Rodrigo Pereira  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Interlocução entre Rudolf Otto, Carl Gustav Jung e Victor White. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 63-77. ISSN 1809-5267.

Em 1917, Rudolf Otto publica o livro O Sagrado propondo o reconhecimento do aspecto irracional como fundamento e mantenedor da manifestação religiosa por meio de analogias e antinomias que ele chamou de numinoso. Posteriormente, numa conferência realizada em 1937, Carl Gustav Jung faz uso do termo numinoso para elucidar o que ele entendia por religião, reconhecendo esta como a observação sobre o que arrebata a consciência, ampliando desta forma, a ideia de numinoso para a prática e o estudo clínico. Victor White, o principal colaborador de Jung dentro do campo teológico, tece uma crítica às posições de Otto e Jung frente a compreensão do fenômeno religioso, afirmando que estes apresentam uma unilateralidade no reconhecimento de que somente a esfera irracional fundamenta a religião. Este artigo propõe uma discussão teórica em torno das reflexões de White sobre a ideia do numinoso, em contraponto as posições de Otto e Jung.

Palavras-chave : Rudolf Otto; Carl Gustav Jung; Victor White; religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )