SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Elderly as intervention in the ways of lifeCorrelates and consequences of social withdrawal in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

ANTONELLO, Diego Frichs  and  HERZOG, Regina. A memória na obra freudiana, para além da representação. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 111-121. ISSN 1809-5267.

O artigo tem como propósito trazer uma contribuição à questão da memória na dimensão de dinâmica psíquica, a partir da lógica do pensamento freudiano. Para tanto realizamos uma releitura da Carta 52, na qual distinguimos impressões psíquicas - os traços mnêmicos e fueros - geradas conforme a capacidade egoica em dominar ou não a quantidade de excitação. Os primeiros são constituídos sob a esfera do princípio de prazer e os fueros indicam, diversamente, uma memória literal que não está submetida às diretrizes de tal princípio. Esta constatação coloca um limite para o domínio do princípio de prazer e da própria concepção de representação. Nesta perspectiva podemos conceber o psiquismo de forma ampliada, sendo que a representação não é a única forma de expressão no aparelho psíquico.

Keywords : traços mnêmicos; fueros; memória; psicanálise; carta 52.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )