SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Velhice como intervenção nos modos de vidaCorrelatos e consequências do retraimento social na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ANTONELLO, Diego Frichs  e  HERZOG, Regina. A memória na obra freudiana, para além da representação. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 111-121. ISSN 1809-5267.

O artigo tem como propósito trazer uma contribuição à questão da memória na dimensão de dinâmica psíquica, a partir da lógica do pensamento freudiano. Para tanto realizamos uma releitura da Carta 52, na qual distinguimos impressões psíquicas - os traços mnêmicos e fueros - geradas conforme a capacidade egoica em dominar ou não a quantidade de excitação. Os primeiros são constituídos sob a esfera do princípio de prazer e os fueros indicam, diversamente, uma memória literal que não está submetida às diretrizes de tal princípio. Esta constatação coloca um limite para o domínio do princípio de prazer e da própria concepção de representação. Nesta perspectiva podemos conceber o psiquismo de forma ampliada, sendo que a representação não é a única forma de expressão no aparelho psíquico.

Palavras-chave : traços mnêmicos; fueros; memória; psicanálise; carta 52.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )