SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1A memória na obra freudiana, para além da representaçãoConcepções sobre maternidade, parto e amamentação em grupo de gestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NUNES, Sandra Adriana Neves; FARACO, Ana Maria  e  VIEIRA, Mauro Luís. Correlatos e consequências do retraimento social na infância. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 122-138. ISSN 1809-5267.

O retraimento social na infância é desafiador para a clínica e para a pesquisa do desenvolvimento infantil, em função de suas consequências para o bem-estar psicológico e a adaptação psicossocial da criança. O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese da produção científica sobre o tema a partir da revisão sistemática da literatura em bases de dados nacionais e internacional. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para a fundamentação teórica de pesquisas que busquem compreender a complexa rede de influências que leva as primeiras inibições comportamentais a evoluírem para o retraimento social na infância e, possivelmente, culminarem nos problemas internalizantes na adolescência.

Palavras-chave : solidão; retraimento social; ajustamento socioemocional; problemas internalizantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )