SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Pesquisadoras brasileiras: conciliando talento, ciência e família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COSTA, Joyce Pereira da; AMORIM, Keyla Mafalda de Oliveira; PESSANHA, Vanessa Costa  e  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Quem estuda a profissão de psicólogo no Brasil?. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 02-18. ISSN 1809-5267.

A profissão de psicólogo tem sido objeto constante de estudos em Psicologia no Brasil. Diante disso, questiona-se: quem estuda a profissão de psicólogo no Brasil? Nesta pesquisa objetivou-se caracterizar a autoria de trabalhos que discorrem sobre esse tema. Para tanto, recorreu-se aos Currículos Lattes, identificando-se características gerais dos autores e de sua produção relacionada ao assunto. Os resultados revelam predominância de autores do sexo feminino, doutores e mestres, vinculados a instituições no eixo sul-sudeste do país. Em geral, cada autor apresentou de uma a três produções sobre a temática, em escritos produzidos individualmente. Apesar de extensa produção na área, observa-se que a profissão do psicólogo é temática residual e difusa. Propõem-se outros estudos sobre essas publicações, considerando aspectos ora não contemplados.

Palavras-chave : Produção científica; Autoria; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )