SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Who investigates professional psychologists in Brazil?Work and uses of the subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PRADO, Renata Muniz  and  FLEITH, Denise de Souza. Pesquisadoras brasileiras: conciliando talento, ciência e família. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 19-34. ISSN 1809-5267.

Este estudo teve como objetivo identificar características individuais e familiares de pesquisadoras de destaque no Brasil, bem como fatores promotores e inibidores do desenvolvimento de seu potencial ao longo da trajetória profissional e o impacto de seu talento na dinâmica familiar. A pesquisa ocorreu em duas etapas: 111 pesquisadoras participaram da primeira e oito da segunda. Os dados foram obtidos por meio de questionário sociodemográfico, análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que a dedicação à carreira profissional é superior à devotada às áreas pessoal, familiar e social. Conflitos para conciliar carreira e vida familiar foram apontados como decorrência de estereótipos de gênero. O impacto do talento e sucesso profissional das participantes foi positivo em relação aos filhos e negativo no subsistema conjugal.

Keywords : Gênero; Ciência; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )