SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Pesquisadoras brasileiras: conciliando talento, ciência e famíliaInterações interpessoais e estresse entre policiais militares: um estudo correlacionai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ARAUJO, Jose Newton Garcia de. Trabalho e usos da subjetividade. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 35-46. ISSN 1809-5267.

Este texto questiona a hipótese segundo a qual as estratégias de gestão que levam em conta a subjetividade do trabalhador seriam essencialmente libertárias. São discutidas situações históricas anteriores ao advento do capitalismo, no Brasil-Colônia e na França do século XVIII, nas quais a subjetividade do trabalhador é mobilizada instrumentalmente. As pesquisas de Elton Mayo são tomadas como um momento especial em que a psicologia industrial conservadora "descobre" a subjetividade. São também discutidas, no contexto das práticas de gestão, as reflexões de Foucault, para quem o exercício do poder supõe o uso da liberdade. Ele examina a teoria do capital humano e a ideologia do empreendedorismo como novas formas de se atingir a subjetividade, em tempos de crise da sociedade salarial. Neste percurso, argumenta-se que a mobilização da subjetividade tem também um propósito antilibertário.

Palavras-chave : Trabalho; Usos da Subjetividade; Exploração do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )