SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Trabajo y usos de la subjetividadPrecipitación de la angustia en la estructuración del sujeto por el significante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

COUTO, Gleiber; VANDENBERGHE, Luc  y  BRITO, Emerson de Araujo Garro. Interações interpessoais e estresse entre policiais militares: um estudo correlacionai. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 47-63. ISSN 1809-5267.

Relações interpessoais são interações entre o self e as pessoas que fazem parte do círculo social ao qual o indivíduo pertence. Determinados tipos de interação interpessoal são fontes de estresse. Os objetivos deste estudo foram verificar como as interações interpessoais se relacionam com o estresse e investigar uma evidência de validade para o Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II). Participaram 327 alunos dos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar de um Estado brasileiro com idades entre 18 e 49 anos (M = 32 e DP=8). Os sujeitos responderam ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e ao CLOIT-II. Os resultados apontaram correlações positivas significativas entre estresse e posições interpessoais baseadas em hostilidade e ausência de correlação com posições interpessoais amigáveis. Do ponto de vista teórico, esses resultados evidenciam validade para o CLOIT-II. Do ponto de vista prático, eles sugerem medidas para atenção institucional profilática.

Palabras clave : Validade; Estresse Psicológico; Relações Interpessoais; Polícia; Atividades Militares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )