SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Trabalho e usos da subjetividadePrecipitação da angústia na estruturação do sujeito pelo significante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COUTO, Gleiber; VANDENBERGHE, Luc  e  BRITO, Emerson de Araujo Garro. Interações interpessoais e estresse entre policiais militares: um estudo correlacionai. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 47-63. ISSN 1809-5267.

Relações interpessoais são interações entre o self e as pessoas que fazem parte do círculo social ao qual o indivíduo pertence. Determinados tipos de interação interpessoal são fontes de estresse. Os objetivos deste estudo foram verificar como as interações interpessoais se relacionam com o estresse e investigar uma evidência de validade para o Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II). Participaram 327 alunos dos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar de um Estado brasileiro com idades entre 18 e 49 anos (M = 32 e DP=8). Os sujeitos responderam ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e ao CLOIT-II. Os resultados apontaram correlações positivas significativas entre estresse e posições interpessoais baseadas em hostilidade e ausência de correlação com posições interpessoais amigáveis. Do ponto de vista teórico, esses resultados evidenciam validade para o CLOIT-II. Do ponto de vista prático, eles sugerem medidas para atenção institucional profilática.

Palavras-chave : Validade; Estresse Psicológico; Relações Interpessoais; Polícia; Atividades Militares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )