SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Stress, causal attribution and emotional valence: literature reviewAnorexia, femininity and love author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz  and  QUEIROZ, Cristiane Holanda. O encobrimento do erotismo na sexualidade contemporânea. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 93-104. ISSN 1809-5267.

Por meio das elaborações foucaultianas que vinculam sexualidade e subjetividade, este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão a respeito do conceito fundamental de pulsão, tendo em vista ser um construto teórico capaz de demarcar a descontinuidade da psicanálise em relação à ciência sexual, que produziu, na modernidade, um saber sobre o sexo como verdade do sujeito. Inicialmente, situamos o caráter cientificista do modelo nosográfico da psiquiatria para, em seguida, destacarmos o aspecto distintivo da teoria freudiana mediante a compreensão do campo pulsional através do erotismo. Finalmente, ressaltamos a amplitude da concepção sobre o sexual estabelecida pela psicanálise, que, por ultrapassar questões reprodutivo-biológicas, posiciona-a como uma teoria bastante relevante para analisarmos os novos formatos que a sexualidade vem assumindo atualmente.

Keywords : Foucault; Psicanálise; Sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )