SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Anorexia, femininity and loveChildhood, violence, and supporting environment in a slum in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

HANSEN, Janete; VIEIRA, Viviane; WESTPHAL, Josielly Pinheiro  and  VIEIRA, Mauro Luís. Prontidão escolar: uma experiência de pesquisa-intervenção. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 115-129. ISSN 1809-5267.

Uma das funções da educação infantil é integrar aspectos cognitivos e emocionais das crianças e prepará-las para a entrada na educação formal. Com base nesses pressupostos, foram realizadas intervenções psicológicas em grupos com crianças, além de um trabalho conjunto com suas professoras. O objetivo foi instrumentalizar as crianças para a entrada no primeiro ano do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa-intervenção 27 crianças de cinco a seis anos matriculadas em uma creche filantrópica. Como instrumento de avaliação foi utilizado o Teste de Prontidão Escolar Lollipop, aplicado no início e no final do ano. Por meio de análises estatísticas, constatou-se que houve diferenças na prontidão escolar das crianças, sendo que muitas delas melhoraram o desempenho na segunda aplicação. Destaca-se a importância de as crianças, nos grupos, expressarem suas expectativas, e, no teste, suas habilidades, aprimorando de forma conjunta aspectos emocionais e cognitivos.

Keywords : Prontidão para Alfabetização; Educação Infantil; Intervenção Psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )