SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2A anorexia, o feminino e o amorInfância, violência e redes de apoio em uma comunidade carioca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HANSEN, Janete; VIEIRA, Viviane; WESTPHAL, Josielly Pinheiro  e  VIEIRA, Mauro Luís. Prontidão escolar: uma experiência de pesquisa-intervenção. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 115-129. ISSN 1809-5267.

Uma das funções da educação infantil é integrar aspectos cognitivos e emocionais das crianças e prepará-las para a entrada na educação formal. Com base nesses pressupostos, foram realizadas intervenções psicológicas em grupos com crianças, além de um trabalho conjunto com suas professoras. O objetivo foi instrumentalizar as crianças para a entrada no primeiro ano do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa-intervenção 27 crianças de cinco a seis anos matriculadas em uma creche filantrópica. Como instrumento de avaliação foi utilizado o Teste de Prontidão Escolar Lollipop, aplicado no início e no final do ano. Por meio de análises estatísticas, constatou-se que houve diferenças na prontidão escolar das crianças, sendo que muitas delas melhoraram o desempenho na segunda aplicação. Destaca-se a importância de as crianças, nos grupos, expressarem suas expectativas, e, no teste, suas habilidades, aprimorando de forma conjunta aspectos emocionais e cognitivos.

Palavras-chave : Prontidão para Alfabetização; Educação Infantil; Intervenção Psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )