SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Prontidão escolar: uma experiência de pesquisa-intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CALDAS, Renata de Oliveira Pinto  e  BITTENCOURT, Maria Ines Garcia de Freitas. Infância, violência e redes de apoio em uma comunidade carioca. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp. 130-142. ISSN 1809-5267.

O artigo apresenta alguns aspectos da experiência de vida de crianças de uma comunidade de baixa renda situada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em uma escola pública da região, foram escolhidas cinco meninas, com nove anos de idade, para conversas em grupo, por meio das quais foram investigadas questões de desenvolvimento relacionadas com as condições de vida em um ambiente notoriamente marcado pela violência, mas oferecendo algumas vantagens em relação a outras comunidades. Tendo como fundamento a teoria winnicottiana sobre a função do ambiente na construção da subjetividade, o trabalho problematiza os resultados obtidos nesse levantamento, demonstrando o caráter paradoxal da vida das crianças participantes, que experimentam no cotidiano, de modo simultâneo, tanto ameaças quanto incentivos a um desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : Psicologia do Desenvolvimento; Infância; Comunidades; Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )