SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Juventude e pobreza: a construção de sujeitos potencialmente perigosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de; SOUZA, Eduardo Pio de; REZENDE, Alice Oliveira  e  MESQUITA, Ana Carolina Roritz. Os adolescentes na rede: uma reflexão sobre as comunidades virtuais. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 2-18. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa realizada junto aos fóruns de algumas comunidades do Orkut formadas por adolescentes. Interroga a possibilidade de as comunidades virtuais funcionarem como um espaço de expressão das singularidades, contribuindo para a formação reflexiva e crítica dos adolescentes, ou de, pelo contrário, servirem à segregação e ao mercado do consumo. Apresenta alguns dados levantados junto às comunidades do Orkut e uma reflexão sobre essa investigação, a partir de autores da Psicologia Social, da Psicanálise, da Sociologia e da Filosofia que analisam a contemporaneidade. Conclui que, apesar das diferentes formas de utilização das redes sociais virtuais, nas comunidades pesquisadas houve o predomínio de uma padronização dos discursos, imagens e significados sociais, numa lógica segregativa, que apaga as singularidades.

Palavras-chave : Comunidades; Orkut; Adolescência; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )