SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Juventude e pobreza: a construção de sujeitos potencialmente perigososProblemas externalizantes e agressividade infantil: uma revisão de estudos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ORTI, Natália Pinheiro  e  CARRARA, Kester. Educação física escolar e sedentarismo infantil: uma análise comportamental. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 35-56. ISSN 1809-5267.

Cada vez mais, pesquisadores vêm se dedicando à análise do comportamento com o propósito de propiciar soluções para problemas sociais complexos. Entre estes, encontra-se o sedentarismo infantil, cuja prática é considerada um problema de saúde pública. Com o objetivo de identificar, descrever e analisar contingências a partir de relatos verbais no contexto da educação física escolar, expõe-se, neste artigo, uma pesquisa desenvolvida com três professores de educação física e seus 62 alunos. O resultado obtido introduz sugere a adoção de ações efetivas que podem nortear políticas públicas voltadas para a redução de riscos à saúde.

Palavras-chave : Sedentarismo infantil; educação física escolar; Análise comportamental da cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )