SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Externalizing problems and child aggressiveness: a review of Brazilian studiesFamily members and professionals' experience with patients in palliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LARA, Gabriel Amador de  and  MONTEIRO, Janine Kieling. Os psicólogos na atenção às psicoses nos CAPS. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 76-93. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa teve como objetivo explorar as práticas dos psicólogos na atenção às psicoses nos CAPS do estado de Santa Catarina. A metodologia empregada foi qualitativa, sendo o estudo descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada com entrevista semiestruturada, interpretada através de análise de conteúdo. Participaram dez psicólogos dos CAPS I, II e III de quatro regiões diferentes do estado. Os resultados mostraram formação insuficiente para atuação nos serviços. O trabalho em equipe foi considerado satisfatório, sendo fonte de prazer para os profissionais. Os dados também mostraram evolução das práticas desenvolvidas pelos psicólogos para patamares mais aproximados da proposta de atenção psicossocial contida nos preceitos da reforma psiquiátrica brasileira. Os CAPS foram avaliados como de boa qualidade. Alguns problemas apontados foram: a má política de gestão do trabalho, a escassez de recursos e a pouca articulação externa de alguns CAPS.

Keywords : Psicólogos; Saúde mental; Psicoses.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )