SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue3Psychologists in the care of psychosis at CAPSSocial skills and time management on stress handling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MAGALHAES, Suzane Bandeira  and  FRANCO, Anamelia Lins e Silva. Experiência de profissionais e familiares de pacientes em cuidados paliativos. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 94-109. ISSN 1809-5267.

O presente estudo buscou compreender a experiência de cuidadores familiares e profissionais frente à morte de pacientes com câncer em regime de cuidados paliativos em fase terminal. Foram realizadas entrevistas com dez familiares cuidadores e um grupo focal com os profissionais de uma equipe do atendimento domiciliar de um hospital de oncologia. Alguns pacientes desses familiares encontravam-se em domicílio, e outros hospitalizados na referida instituição. A partir do grupo focal foram definidas quatro categorias para análise, que também subsidiaram a análise das entrevistas. São elas: concepções de cuidador, formação do cuidador, desafios do trabalho e crenças e atitudes sobre a morte. As análises possibilitaram afirmar que os cuidadores, tanto profissionais quanto familiares, reconhecem a experiência como um processo que os constitui ao longo do tempo, e os desafios do cuidado em torno da morte são objeto permanente de reflexão. Este estudo contribui para o debate em torno dos cuidados paliativos, objeto interdisciplinar em crescimento que aproxima profissionais e familiares.

Keywords : Cuidadores; Morte; Cuidados paliativos; Hermenêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )