SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Os psicólogos na atenção às psicoses nos CAPSHabilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAGALHAES, Suzane Bandeira  e  FRANCO, Anamelia Lins e Silva. Experiência de profissionais e familiares de pacientes em cuidados paliativos. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 94-109. ISSN 1809-5267.

O presente estudo buscou compreender a experiência de cuidadores familiares e profissionais frente à morte de pacientes com câncer em regime de cuidados paliativos em fase terminal. Foram realizadas entrevistas com dez familiares cuidadores e um grupo focal com os profissionais de uma equipe do atendimento domiciliar de um hospital de oncologia. Alguns pacientes desses familiares encontravam-se em domicílio, e outros hospitalizados na referida instituição. A partir do grupo focal foram definidas quatro categorias para análise, que também subsidiaram a análise das entrevistas. São elas: concepções de cuidador, formação do cuidador, desafios do trabalho e crenças e atitudes sobre a morte. As análises possibilitaram afirmar que os cuidadores, tanto profissionais quanto familiares, reconhecem a experiência como um processo que os constitui ao longo do tempo, e os desafios do cuidado em torno da morte são objeto permanente de reflexão. Este estudo contribui para o debate em torno dos cuidados paliativos, objeto interdisciplinar em crescimento que aproxima profissionais e familiares.

Palavras-chave : Cuidadores; Morte; Cuidados paliativos; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )