SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Experiência de profissionais e familiares de pacientes em cuidados paliativosHistória de vida e comportamento de risco em amostra brasileirai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PELLEGRINI, Carla Fernanda de Sousa; CALAIS, Sandra Leal  e  SALGADO, Manoel Henrique. Habilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresse. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 110-129. ISSN 1809-5267.

Recentes pesquisas sugerem as habilidades sociais e o gerenciamento do tempo como variáveis de controle do estresse. Para investigar as relações entre essas variáveis e o estresse, foi conduzido um estudo descritivo com uma amostra de conveniência. Oitenta e três universitários primeiranistas, de ambos os sexos, dos cursos de Biologia, Engenharia Civil e Psicologia, responderam aos inventários de Estresse (ISSL), de Habilidades Sociais (IHS) e um inventário adaptado de Administração de Tempo (ADT). Salientase que a metodologia de adaptação utilizada foi o sistema proporcional, não baseado em critérios rigorosos de psicometria, o que pode causar alteração da configuração do instrumento e dos dados dele advindos. A maioria dos participantes ficou abaixo da média para habilidades sociais, e 72,29% "administram mal e mediocremente o tempo". O índice de estresse encontrado foi de 48,19%. O déficit em habilidades sociais foi associado à má administração de tempo, e houve correlação entre má administração de tempo e presença de estresse. Não houve relação estatística entre estresse e déficit em habilidades sociais. Os estudantes de Engenharia Civil tiveram o menor índice de estresse e o maior déficit em uma categoria de habilidades sociais.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Administração de tempo; Estresse; Universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )