SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3Habilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresseBachelard e Freud: fenomenotécnica e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RIPARDO, Rachel Coelho et al. História de vida e comportamento de risco em amostra brasileirai. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 130-145. ISSN 1809-5267.

As consequências dos comportamentos de risco em países em desenvolvimento requerem análises complexas, incluindo múltiplas variáveis, como as de história de vida. Idade, status civil e parental e expectativa subjetiva de vida podem moderar a percepção de um comportamento arriscado e a atração por ele. Assim, a pesquisa objetivou identificar as influências dos fatores da história de vida nos comportamentos de risco no Brasil. A escala Risk-propensity Scale foi aplicada em 358 participantes acima de 18 anos. Como resultados, as dimensões Percepção e Atratividade sofreram impacto do contexto e da história de vida. Em geral, os mais jovens, os solteiros, os sem filhos e os que esperavam viver menos tenderam a perceber como menos arriscados os comportamentos e a se arriscar mais. Esses resultados são congruentes com a perspectiva evolucionista do ciclo de vida, que submete as disposições comportamentais às prioridades de cada idade: crescimento, reprodução e manutenção.

Palavras-chave : Comportamento de risco; História de vida; Expectativa subjetiva de vida; Psicologia evolucionista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )