SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número3História de vida e comportamento de risco em amostra brasileiraiO conceito de memória nos sermões do Pe: Antônio Vieira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SISSON, Nathalia  e  WINOGRAD, Monah. Bachelard e Freud: fenomenotécnica e psicanálise. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.3, pp. 146-162. ISSN 1809-5267.

Assim como em Freud, a delineação de Bachelard do que constitui uma Ciência parte da ideia de que qualquer teoria, para ser científica, deve estar atrelada a e depende de uma técnica específica que possibilite a emergência e a aproximação de um objeto. Todo objeto científico existe somente quando em ligação estreita com uma técnica que o fabrica e que torna factível e legítimo seu descobrimento posterior, além de garantir a coerência interna das doutrinas científicas. Esse objeto a ser conhecido tem seus limites definidos pelo procedimento que o tornou possível. Este artigo pretende investigar como Bachelard torna inteligível a posição de Freud e a esclarece quanto à relação que teriam a técnica e a teoria psicanalíticas. Analisamos o conceito de fenomenotécnica, cunhado por Bachelard, e sua relação com a racionalidade científica, para depois considerar os textos freudianos sobre a produção de conhecimento científico na Psicanálise e verificar em que pontos existe uma aproximação do pensamento desses dois autores.

Palavras-chave : Bachelard; Freud; Epistemologia; Psicanálise; Fenomenotécnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )