SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Proyectos de vida y recaídas en pacientes alcohólicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MORAES, Paulo Wenderson Teixeira  y  BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. As LER/DORT e os fatores psicossociais. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 02-20. ISSN 1809-5267.

As Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) provocam sequelas irreversíveis aos trabalhadores, podendo acarretar invalidez permanente. Além das despesas previdenciárias e do custo organizacional, os trabalhadores enfrentam um intenso sofrimento psíquico, estresse e insatisfação com o trabalho. O objetivo deste artigo, apoiado em uma revisão da literatura, é analisar a complexidade dos fatores psicossociais associados às LER/DORT e discutir a fragmentação das pesquisas na área. As LER/DORT são um fenômeno multifatorial (fatores: biomecânicos, organizacionais e psicossocais) e multidimensional (dimensões: individual, grupal e social). Um desafio para a pesquisa é compreender como os fatores e as dimensões interagem entre si para produzir ou potencializar os sintomas e como impactam na reabilitação e prevenção. As pesquisas indicam que o fator biomecânico, por si só, não é suficiente para a compreensão do fenômeno.

Palabras clave : LER; DORT; Fatores psicossociais; Estresse.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )