SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1The RSI/WMSD and the psychosocial factorsSocial skills and psychological suffering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PIRES, Fábio Becker  and  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Projetos de vida e recaídas em pacientes alcoolistas. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 21-37. ISSN 1809-5267.

Tem-se discutido a necessidade de ampliar o escopo das pesquisas sobre o alcoolismo, para além da perspectiva biomédica predominante, a fim de abordar outros determinantes do problema e produzir uma compreensão mais próxima da realidade dos dependentes. Realizou-se um estudo transversal, descritivo e exploratório, com o objetivo de desvelar os projetos de vida de um grupo de alcoolistas e explorar possíveis relações entre tais projetos e as recaídas no uso do álcool, por um lado, e as possibilidades de recuperação, por outro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alcoolistas internados em enfermaria especializada de um hospital geral, as quais foram codificadas e analisadas conforme a Teoria Fundamentada nos Dados. Dentre os resultados, destaca-se a postura passiva da maioria dos entrevistados: predominam relatos de esperança de recuperação e melhora em vários aspectos da vida, porém com pobreza de planos concretos e tendência a guiar suas vidas em função do tratamento.

Keywords : Alcoolismo; Recaída; Projeto de vida; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )