SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Life projects and relapses in alcohol-dependent patientsSocioeconomic status and executive function in children/adolescents: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FEITOSA, Fabio Biasotto. Habilidades sociais e sofrimento psicológico. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 38-50. ISSN 1809-5267.

A natureza das associações entre relações interpessoais e saúde mental ainda não está clara. O objetivo do presente estudo foi explorar correlações entre habilidades sociais e neuroticismo. Participaram como sujeitos deste estudo de levantamento 1.031 universitários de ambos os sexos (idade média=24,5; desvio padrão=6,9), que autoavaliaram seu comportamento social e o neuroticismo. Os resultados mostraram correlações significativas e inversas entre habilidades sociais e neuroticismo (rs=-0,078 a rs=-0,416). As habilidades sociais de "Conversação e desenvoltura social" foram as que mais se correlacionaram com a escala total de neuroticismo (rs=-0,354, p<0,001), sendo a subescala "Depressão" a que mais se correlacionou com a escala total de repertório social (rs=-0,416, p<0,001). Concluiu-se que déficits de habilidades sociais tendem a estar acompanhados de estados de sofrimento psicológico. Discutem-se as implicações teóricas e práticas para a atuação psicológica em saúde mental.

Keywords : Habilidades sociais; Neuroticismo; Depressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )