SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Habilidades sociais e sofrimento psicológicoConfigurações sociofamiliares de crianças com múltiplos acolhimentos institucionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SBICIGO, Juliana Burges; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco  e  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Nível socioeconômico e funções executivas em crianças/ adolescentes: revisão sistemática. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 51-69. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi sistematizar evidências sobre a influência do nível socioeconômico (NSE) no desempenho em tarefas de funções executivas (FE). A busca de artigos foi realizada nas bases ISI Web of Knowledge, Scopus, PsycINFO, Pubmed, Science Direct, EBSCO e BVS-PSI, entre 2000 e 2011. Foram selecionados 19 artigos, com base em critérios pré-estabelecidos. As características metodológicas dos estudos foram analisadas quanto à presença de amostra representativa, critérios de inclusão, controle de confundidores e tamanho de efeito. NSE influenciou o desempenho em FE em 17 estudos, sendo que a magnitude das diferenças entre os grupos de NSE foi geralmente moderada e fraca, de acordo com a função executiva e a idade. Discute-se a relação entre variáveis socioeconômicas e funções executivas na infância/adolescência, assim como a relevância de estudos futuros com rigor metodológico.

Palavras-chave : Funções executivas; Controle executivo; Nível socioeconômico; Neuropsicologia; Cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )