SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Opiniões sobre maternidade em adolescentes grávidas e não-grávidasBullying na sala de aula: percepção e intervenção de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COUTINHO, Denise Maria Barreto et al. Ensino da psicanálise na universidade brasileira: retorno à proposta freudiana. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 103-120. ISSN 1809-5267.

A psicanálise apresenta uma ruptura no pensamento moderno, fundando uma nova forma de pensar e, eventualmente, de fazer ciência. Esses posicionamentos perpassam ensino, pesquisa e transmissão, incidindo sobre a produção de conhecimento realizada tradicionalmente na universidade. Este artigo tem como objetivo discutir o ensino da psicanálise na universidade de acordo com os pressupostos de Freud e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema em indexadores brasileiros como o Banco de Teses da CAPES e as bibliotecas virtuais de periódicos SciELO e LILACS. Os textos encontrados foram analisados segundo eixos temáticos. A universidade é discutida como possível locus de ensino e pesquisa em psicanálise, destacando-se a especificidade de seu modelo de transmissão, que considera o sujeito e seu desejo como inseparáveis do ato de ensinar e de pesquisar.

Palavras-chave : Ensino da psicanálise; Estudos sobre universidade; Transmissão; Sigmund Freud.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )