SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Bullying na sala de aula: percepção e intervenção de professoresCorpo em pedaços: a potência do fragmento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SEMENSATO, Márcia Rejane  e  BOSA, Cleonice Alves. O script de apego compartilhado no casal. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp. 138-151. ISSN 1809-5267.

O desenvolvimento do apego vem sendo estudado desde Bowlby, especialmente em um enfoque individual. Apesar de ter suas raízes na infância, o apego tem importantes reflexos na vida adulta, sendo relacionado ao autoconceito, à autoestima e à capacidade de dar e receber apoio no adulto. Atualmente, estudos vêm enfocando a existência de um apego que é compartilhado pelos casais. Esses estudos, em geral, se utilizam tanto de conceitos da teoria do apego como da teoria sistêmica. O artigo aborda o conceito de script de apego compartilhado no casal, bem como as diferenças conceituais existentes na literatura sobre o apego de casais. A importância do estudo desse conceito refere-se à ideia de que o apego do casal pode funcionar como uma base segura para sua relação e para o sistema familiar, especialmente quando a família enfrenta situações adversas.

Palavras-chave : Apego; Apego adulto; Apego de casal; Casal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )