SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Empatia e redução fenomenológica: possível contribuição ao pensamento de Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CRUZ, Alexandre Dutra Gomes da  e  FERRARI, Ilka Franco. Práticas sacrificiais na atualidade: o paradigmático exemplo da segregação. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 165-180. ISSN 1809-5267.

O artigo aborda a segregação como exemplo paradigmático de prática sacrificial na atualidade, época marcada pelo declínio do pai e pela escalada de um real que corrói o laço social. Freud e Lacan dão o norte das ideias desenvolvidas, mas, em ocasiões oportunas, consideram-se contribuições de outros campos de saber: a antropologia e a filosofia. A partir do caminho traçado, diferenciam-se duas modalidades de sacrifício. Aquele que, pela via da dialética do desejo, permite o fortalecimento da aliança entre seus praticantes, e o sacrifício que coloca em cena o campo inegociável do gozo, onde a oferenda sacrificial instiga a ferocidade do deus obscuro, espectro maligno do grande Outro. Conclui-se que, nesta época governada pela parceria entre o capitalismo e as tecnociências, as práticas sacrificiais se dessacralizaram, não servindo mais aos propósitos da comunhão entre seus membros, nem ao desejado enlace com o Outro.

Palavras-chave : Práticas sacrificiais; Segregação; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )