SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Práticas sacrificiais na atualidade: o paradigmático exemplo da segregaçãoPropriedades psicométricas da escala baptista de depressão infanto-juvenil (EBADEP-IJ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MOREIRA, Virginia  e  TORRES, Rafael Bruno. Empatia e redução fenomenológica: possível contribuição ao pensamento de Rogers. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 181-197. ISSN 1809-5267.

O conceito de compreensão empática ocupa um lugar fundamental na psicoterapia de Carl Rogers, visa a que o psicoterapeuta capte os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo. Este artigo busca pensar possíveis contribuições que a redução fenomenológica, tal como entendida por Merleau-Ponty, pode fornecer à experiência do psicoterapeuta de ser empático. A prática clínica humanista fenomenológica tem mostrado que a utilização do conceito de redução fenomenológica tem muito a contribuir para a psicoterapia. Concluímos que a redução fenomenológica mostra-se como um recurso que, utilizado na psicoterapia de inspiração fenomenológica, permite ao psicoterapeuta pôr entre parênteses conteúdos pessoais e teóricos seus, no sentido de buscar penetrar no mundo vivido do cliente, compreendendo-o empaticamente.

Palavras-chave : Compreensão empática; Carl Rogers; Redução fenomenológica; Merleau-Ponty; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )