SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Empathy and phenomenological reduction: potential contribution to the Rogers thoughtPsychosocial characterization of diabetes mellitus patients of a public university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes  and  CREMASCO, Gabriela da Silva. Propriedades psicométricas da escala baptista de depressão infanto-juvenil  (EBADEP-IJ). Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 198-213. ISSN 1809-5267.

O objetivo da presente pesquisa foi buscar evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a Escala Baptista de Depressão (Versão Infanto-Juvenil) - EBADEP-IJ, o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF), a Escala de Percepção do Suporte Social (EPSUS), com utilização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) como medida auxiliar. Participaram do estudo 241 alunos, sendo 167 (69,3%) do sexo feminino, com idades entre 8 e 17 anos (M=14,0; DP=2,4), de escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os participantes responderam de forma coletiva, em sala de aula, a um questionário de identificação, seguido da EBADEP-IJ ou do CDI, bem como do IPSF e da EPSUS. Os resultados apontaram para uma correlação moderada/alta para a EBADEP-IJ/CDI com o IPSF e baixa/moderada e negativa entre a EBADEP-IJ/CDI e a EPSUS. Foram encontradas evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a EBADEP-IJ.

Keywords : Depressão; Suporte familiar; Suporte social; Testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )