SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Empatia e redução fenomenológica: possível contribuição ao pensamento de RogersCaracterização psicossocial de pacientes diabéticos de um hospital público universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes  e  CREMASCO, Gabriela da Silva. Propriedades psicométricas da escala baptista de depressão infanto-juvenil  (EBADEP-IJ). Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 198-213. ISSN 1809-5267.

O objetivo da presente pesquisa foi buscar evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a Escala Baptista de Depressão (Versão Infanto-Juvenil) - EBADEP-IJ, o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF), a Escala de Percepção do Suporte Social (EPSUS), com utilização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) como medida auxiliar. Participaram do estudo 241 alunos, sendo 167 (69,3%) do sexo feminino, com idades entre 8 e 17 anos (M=14,0; DP=2,4), de escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os participantes responderam de forma coletiva, em sala de aula, a um questionário de identificação, seguido da EBADEP-IJ ou do CDI, bem como do IPSF e da EPSUS. Os resultados apontaram para uma correlação moderada/alta para a EBADEP-IJ/CDI com o IPSF e baixa/moderada e negativa entre a EBADEP-IJ/CDI e a EPSUS. Foram encontradas evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a EBADEP-IJ.

Palavras-chave : Depressão; Suporte familiar; Suporte social; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )