SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Caracterização psicossocial de pacientes diabéticos de um hospital público universitárioJulgamento moral de jovens em diferentes contextos políticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FORTES, Leonardo de Sousa  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Comportamento alimentar inadequado: comparações em função do comprometimento ao exercício. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 230-242. ISSN 1809-5267.

O objetivo do presente estudo foi comparar atributos dos comportamentos alimentares inadequados (CAI) em função do grau de comprometimento psicológico ao exercício (GCPE) entre atletas de ambos os sexos. Participaram 580 indivíduos, com idades entre 10 e 19 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) e a Escala de Dedicação ao Exercício para avaliar atributos dos CAI e do GCPE, respectivamente. Os resultados evidenciaram diferenças na subescala "Dieta" segundo o GCPE para ambos os sexos (p < 0,05). No entanto, somente entre os participantes do sexo masculino (faixa etária de 10 a 19 anos) o post hoc de Bonferroni demonstrou diferença na subescala Bulimia e Preocupação com Alimentos entre os grupos de GCPE (p < 0,05). Por fim, não foram identificadas diferenças estatísticas para a subescala Autocontrole Oral em ambos os sexos. Concluiu-se que a restrição alimentar patológica foi mais frequente em atletas com elevado GCPE para ambos os sexos, o que não se refletiu nos demais atributos dos CAI.

Palavras-chave : Transtornos alimentares; Atletas; Adolescentes; Esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )