SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Comportamento alimentar inadequado: comparações em função do comprometimento ao exercícioFeminilidade: enigma e semblante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RIQUE, Júlio; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos; MOREIRA, Pollyana de Lucena  e  ABREU, Eloá Losano de. Julgamento moral de jovens em diferentes contextos políticos. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 243-257. ISSN 1809-5267.

Este trabalho comparou os dados de pesquisas sobre o juízo moral de jovens brasileiros nas décadas de 1970 e 1980 com 97 jovens do ano de 2011 com idade média de 19 anos. Todos responderam ao Moral Judgment Interview - MJI. Os jovens entrevistados em 2011 responderam também a uma pergunta sobre o que é justiça. Os resultados indicaram que os jovens nas décadas de 1970 e 1980 apresentavam um juízo moral convencional, pautado pelas expectativas sociais e manutenção dos valores do grupo de iguais. Atualmente, os jovens apresentam juízo moral pautado pelo respeito às leis e manutenção da ordem social. Uma análise de conteúdo da pergunta sobre o que é justiça revelou concepções avançadas e primitivas. Discutem-se as diferenças encontradas no juízo moral e nas concepções de justiça a partir da interpretação de que o juízo moral voltado para o respeito às leis, à ordem e à autoridade se sobrepõe ao respeito pelos direitos e deveres civis básicos.

Palavras-chave : Desenvolvimento moral; Estágios morais; Kohlberg.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )