SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Feminine: enigma and semblanceProfessional well-being of teachers in public schools and private organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SILVA, Alexsander Lima da  and  OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Transexualidade/travestilidade na literatura brasileira: sentidos e significados. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 274-287. ISSN 1809-5267.

Análise interdisciplinar qualitativa do universo transexual e travesti a partir das obras literárias Grande Sertão: Veredas e Triunfo dos Pelos. Utiliza pressupostos teóricos psicossociais dos estudos de gênero e as categorias de identidade, sentido e significado. A análise - dos personagens Diadorim e Transexual Sem Nome - destaca os sentidos e significados na transexualidade e travestilidade nas experiências vivenciadas. Diadorim se traveste e adota uma identidade masculina como forma de aceitabilidade no mundo do jagunço. O personagem Transexual Sem Nome revela uma experiência identitária descritiva e em movimento, o corpo experimenta a transexualidade e a travestilidade como produções relacionais em um contexto permeado por significações binárias referentes a homem e mulher que são compartilhadas cultural e historicamente.

Keywords : Transexualidade; Travestilidade; Literatura; Sentido; Significado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )