SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Transexuality/transvestite in brazilian literature: senses and meaningsThe malaise in teaching school director author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

NAIFF, Luciene Alves Miguez; FERREIRA, Maria Cristina  and  NAIFF, Denis Giovani Monteiro. Bem-estar profissional de professores de escolas públicas e privadas. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 288-303. ISSN 1809-5267.

Utilizando como aporte teórico a teoria das representações sociais, que defende as produções de sentido socialmente partilhadas, o presente estudo identificou e comparou as representações sociais de bem-estar profissional de 108 professores do ensino básico, 54 da rede pública e 54 da rede privada, que responderam a uma tarefa de evocação livre e a perguntas abertas. Os resultados obtidos demostraram que os grupos partilham de representações sociais acerca do bem-estar no trabalho, na medida em que o núcleo central de ambos apontou o respeito e a valorização como intimamente ligados ao bem-estar docente. No entanto, os grupos apresentaram diferenças quanto aos elementos que caracterizam a satisfação profissional nesses dois segmentos. A teoria das representações sociais permitiu, assim, um olhar psicossocial da produção socialmente compartilhada entre os professores, em relação ao bem-estar que experimentam em sua prática docente.

Keywords : Representação social; Educação; Bem-estar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )