SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2Bem-estar profissional de professores de escolas públicas e privadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MAZON, Cátia Cristina Xavier  e  LEITE, Lucia Pereira. O mal-estar docente em gestores escolares. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 304-318. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa objetivou identificar e analisar o impacto de eventos estressores em gestores escolares associados ao mal-estar docente. Participaram 29 gestoras, na função de diretoras ou vice-diretoras de rede municipal, do interior do Estado de São Paulo, com respostas ao Inventário IMPIL (Evaluación Psicológica Del Estrés por Inestabilidad Laboral). Os resultados indicam a presença de estressores em todas as áreas avaliadas, em índices diferenciados. Os estressores de maior pontuação foram Preocupações com a saúde, Moléstias emocionais e Preocupações econômicas. O grau de mal-estar tende a aumentar com a idade, porém está presente desde o ingresso na função. As atribuições extensas da gestão indicam a ocorrência em graus diferenciados de impactos entre os grupos, demonstrando que a subjetividade deve ser considerada para a proposição de melhorias das condições e organização de trabalho. As transformações sociais aceleradas, as exigências das reformas educacionais e a falta de reconhecimento da profissão foram associadas ao mal-estar docente.

Palavras-chave : Mal-estar docente; Estresse profissional; Trabalho docente; Gestor escolar; Psicologia da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )