SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Por uma Psicologia Social não perspectivista: contribuições de Annemarie Mol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ARANTES, Bruno Otávio  e  BORGES, Livia de Oliveira. Catadores de materiais recicláveis: cadeia produtiva e precariedade. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 319-337. ISSN 1809-5267.

No mercado de trabalho brasileiro, há setores em que persistem condições precárias, como é o caso da catação de materiais recicláveis. Este estudo foi planejado com o objetivo de identificar a cadeia produtiva da reciclagem e os desafios das condições de trabalho, situar a atividade de catação no mercado de trabalho e compreender a atividade de catação, tendo em vista uma agenda de pesquisa contextualizada. Desenvolveram-se pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionário sociodemográfico. A partir dos resultados, compreendeu-se que: a cadeia produtiva da reciclagem favorece o achatamento do preço dos materiais e da renda dos sujeitos; o emprego de tecnologias é incipiente; os catadores estão expostos a longas jornadas de trabalho e a riscos para a saúde e entre os catadores predominam baixa escolaridade e baixa renda. Os resultados apontam para um ciclo de manutenção da atividade em condições precárias.

Palavras-chave : Catadores; Material reciclável; Pesquisa documental; Mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )