SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Catadores de materiais recicláveis: cadeia produtiva e precariedadeRepresentações sociais de mães sobre os direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CORDEIRO, Mariana Prioli  e  SPINK, Mary Jane Paris. Por uma Psicologia Social não perspectivista: contribuições de Annemarie MolPor una Psicología Social no perspectivista: contribuciones de Annemarie Mol. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 338-356. ISSN 1809-5267.

Neste artigo, buscamos discutir as contribuições da obra da filósofa holandesa Annemarie Mol para a Psicologia Social. Para isso, apresentamos algumas de suas reflexões centrais, como a abordagem não perspectivista da realidade e as noções de multiplicidade e política ontológica. Ao propor tal discussão, procuramos chamar a atenção para a possibilidade de ordenar e de coordenar a realidade de diferentes modos, bem como de reconhecer que um fenômeno é formado por múltiplos atores. Pretendemos, portanto, defender uma Psicologia Social que se aproxime das propostas da teoria ator-rede, ao buscar conexões complexas, que articulem humanos e não humanos e que façam existir múltiplas realidades. Uma Psicologia Social que fuja do realismo que caracteriza grande parte das pesquisas científicas e que não pressuponha, portanto, uma realidade anterior e independente de nossas ações, mas que tome como ponto de partida uma realidade que se torna real por meio de nossas práticas.

Palavras-chave : Psicologia Social; Multiplicidade; Política Ontológica; Teoria ator-rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )