SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3La homofobia familiar: abriendo el armario 'entre cuatro paredes'Cuando la anorexia es una cuestión de sexuación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

GOULART, Viviane Ribeiro  y  WAGNER, Adriana. Os conflitos conjugais na perspectiva dos filhos. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 392-408. ISSN 1809-5267.

Investigou-se a perspectiva dos filhos sobre os conflitos conjugais. Participaram 17 estudantes de uma escola pública de Porto Alegre (RS), de ambos os sexos, reunidos em dois grupos focais: um com oito crianças (8-9 anos) e outro com nove adolescentes (12-13 anos) que coabitavam com seus pais. Cada grupo se encontrou uma única vez com os pesquisadores na escola. As informações foram gravadas, transcritas e seu conteúdo analisado a partir dos temas emergentes. Na visão dos filhos, os conflitos conjugais variam desde uma discussão até a agressão física, são recorrentes, versam sobre qualquer assunto e são de expressão predominantemente negativa. Eles reconhecem a ocorrência dos conflitos e afirmam que nem sempre entendem suas causas, mas sofrem suas consequências. Adotam estratégias variadas para lidar com os conflitos, desde ignorá-los até adotar atitudes autodestrutivas. Conclui-se que os sujeitos estão atentos aos conflitos conjugais de seus pais e reconhecem as suas repercussões.

Palabras clave : Conflitos conjugais; Filhos; Relacionamento conjugal; Parentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )