SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Os conflitos conjugais na perspectiva dos filhosCoping religioso/espiritual em mulheres com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SIMONI, Joana Maia  e  BASTOS, Angélica. Quando a anorexia é uma questão de sexuação. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 409-420. ISSN 1809-5267.

Partindo da constatação clínica da alta incidência da anorexia entre jovens mulheres, o presente trabalho dedica-se à investigação das relações entre o sintoma anoréxico e a feminilidade. Nossa hipótese é a de que o sintoma anoréxico configura uma resposta de algumas jovens diante das consequências da sexuação e do encontro com o gozo feminino. Questionam-se a continuidade e a identidade entre a anorexia infantil, na qual o comer nada aparece como objeto separador, e a anorexia como resposta ao gozo feminino e aos impasses da sexuação. Analisamos as contribuições freudianas a respeito da assunção do sexo e a retomada dessa problemática empreendida por Lacan, que desloca o falocentrismo freudiano, propondo a lógica do não-todo, própria ao gozo feminino, suplementar ao falo e correlato à posição feminina. Como consequência desse percurso, o artigo sustenta que algumas anorexias em adolescentes e jovens correspondem a um tratamento ao gozo Outro que irrompe no corpo.

Palavras-chave : Feminilidade; Anorexia; Sexuação; Gozo feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )