SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3When anorexia is a matter of sexuationThe hollow-face illusion in alcohol withdrawal syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VEIT, Carina Maria  and  CASTRO, Elisa Kern de. Coping religioso/espiritual em mulheres com câncer de mama. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp. 421-435. ISSN 1809-5267.

Investigou-se as relações entre coping religioso/espiritual (CRE), variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosas e a percepção subjetiva sobre quem é Deus em 83 mulheres com câncer de mama, que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e clínicos e a Escala CRE. A escolaridade apresentou correlação significativa e negativa com o fator Reavaliação negativa do significado, indicando que quanto menos anos de estudo as mulheres possuem mais a doença é compreendida em decorrência de algo malévolo ou como uma punição pessoal. As mulheres que viam Deus como Presença ou Condição de existência/sobrevivência apresentaram maior uso de CRE positivo em relação ao CRE negativo, e aquelas que percebiam Deus como Condição de existência/sobrevivência ou Ser/força/poder superior apresentaram médias significativamente superiores no fator Insatisfação com o outro institucional. As mulheres utilizaram mais CRE positivo do que negativo para lidar com o estresse gerado pela doença.

Keywords : Coping religioso [espiritual]; Enfrentamento; Neoplasias mamárias; Espiritualidade; Religião.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )